Olá Caros leitores!
Depois de alguns meses sem postar nada no meu blog estou de volta para fazer
mais algumas sínteses de alguns conceitos da biomecânica, que é uma das
disciplinas que estou cursando este semestre com as professoras Nair Casagrande
e Celi Taffarel, e também dá um “pitacos” do desenrolar da disciplina didática cujo
docente é o Roberto Machado.
Biomecânica e suas
aplicações na Educação Física.
A biomecânica é o estudo da
mecânica dos organismos vivos; como diria a Susan Hall. A biomecânica ainda é
uma ciência que não é altamente propagada em todas as regiões geográficas do
território brasileiro, os centros de pesquisa mais atuantes do estão na região
sudeste, seguido pela região sul, a região sudeste concentra o maior número de
doutores em biomecânica desta forma possivelmente a região sudeste desfragmenta
os pesquisadores de todo país pelos fatores higiênicos e motivacionais¹.
Confesso que fiquei inicialmente
meio que perdido com algumas definições conceituais na biomecânica que são
descritos de forma diferente da mecânica clássica.
Conceito de Cinemática em Física:
É o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos sem se
preocupar com sua origem.
Conceito da cinemática na
biomecânica: Estudo da descrição do movimento, considerando espaço e tempo.
Dinâmica biomecânica: É o estudo
dos sistemas nos quais a aceleração está presente.
Dinâmica na Física: É o ramo da
física que estuda os movimentos dos corpos e as forças e interações que
resultou tais movimentos.
Cinética em biomecânica: Estudo
da ação das forças.
Mesmo sendo evidente a diferença
das descrições dos conceitos na biomecânica e na física, não podemos dizer que
são diferentes, há apenas uma diferenciação na descrição dos conceitos nas
diferentes ciência, afim de facilitar uma ou outra abordagem de acordo com a
proposta dos estudos.
Prosseguimos os estudos
avalizando as abordagens qualitativas e quantitativas em biomecânica.
Qualitativo: Qualidade dos
movimentos, (qualidade técnica dos movimento).
Quantitativo: Mensurado em
números.
Podemos fazer análise de uma corrida
de 5 mil metros do campeão olímpico Émil Zatópek e dizer que era uma atleta de
uma corrida muito veloz e de uma técnica ruim por conta dos movimentos
angulares desnecessários durante a corrida, fazendo aumenta o gasto energético;
podemos para por aqui a analise qualitativa e partir para quantitativa. Zatopek
foi campeão olímpico e recordista das provas de 5 mil metros com o tempo de 14
minutos e 40 segundos; eis então uma análise quantitativa mensurada pelo tempo Record.
1-
Teoria da psicologia do
Herzberg.
Deixo aqui uma imagem do da prova do atletismo, salto com vara:
Sempre que converso com atletas da prova de salto com vara eles sempre falam dos detalhes técnicos que acontecem durante a prova, e chegamos a conclusão que é umas provas mais técnicas do atletismo junto com a marcha atlética.
Descrição biomecânica da prova de salto com vara: o atleta corre no eixo mediolateral com a maior velocidade possível, até o momento que é impulsionado pela flexibilidade da vara, nos últimos momentos do salto o atleta faz um giro no eixo longitudinal para cair de costa no colchão.
Partimos então para os conceitos
cinemáticos para análise do movimento.
Estudamos os movimentos angulares
e lineares e suas combinações no movimento geral.
Movimento linear ou de translação:
movimento ao longo de uma linha ( curva ou reta), com todas as partes do corpo
em movimento na mesma direção e mesma velocidade.
Movimento angula ou de rotação: Envolve a rotação ao redor de uma linha ou
ponto central, também chamado de eixo de rotação.
Movimento geral: Combinação dos
movimentos rotacionais e de translação.
Logo podemos concluir que a
maioria dos movimentos dos organismos vivos são movimentos gerais, o beija-flor
nos pregaria uma grande peça ao tentar generalizar os movimentos gerais.
Logo mais estudamos os planos e
eixos anatômicos de referência.
Didática e Psicologia.
Nesta última semana estive nas
aula de didática do docente Roberto Machado ele nos passou um documentário
sobre a teoria das múltiplas inteligências do Gardner. Faz mais de 8 anos que
eu tive contato com este livro, eu ainda cursava o ensino médio e percebi que o
sempre relatava bons exemplos de acordo com cada inteligência neste livro.
O professor Roberto Machado
explanou muito bem sobre a temática da aula, e definiu inteligência como a
capacidade de criação para resolução de problemas. E também fala da valorização
exacerbada das inteligências lingüísticas e lógico-matematica no ocidente, e de
como a inteligência musical é tão ostracizada. Então logo o pensamento me
remeteu a uma música muito engraçada da Banda da terra (Goiás) dos meus amigos
Cleiton e Luan, Não estou falando de uma dupla sertaneja... rsrs.
Como Nossos Pais (Nos Aguentam?)
Quando um
filho vai nascer
Os pais vem orgulhosos pra dizer
É um garotão
Ralam pra pagar os carnês
Das aulas de inglês, de karate
De natação
Meu filho vai ser um estudante aplicado
Vai virar médico, engenheiro, advogado
E vou mantê-lo longe dessa confusão
Bebida, buteco, pandeiro e violão
Mas pra
decepção geral dos nossos pais
Papel, caneta, sala de aula nunca mais
A faculdade nunca foi a nossa praia
Vamos montar uma banda
Que depois a gente ensaia
E começamos a tocar o violão
Aquele ali foi insistir na percussão
E só assim as muié vão nós dá moral
Porque nos somos feio a dá cum pau
Nós somos
músicos, não temos nada
Ralamos as mãos e os dedos até de madrugada
Nós somos músicos, que grande bosta
Impressionante é ver comé que ocês ainda gosta
Meu filho
pega suas coisas e vê se some
Pois ser artista é pedir pra morrer de fome
Sei que nesse ramo rola droga pra chuchu
Só falta ocês dizer que tão dando...
... show por ai
Nos somos
músicos, não temos nada
Ralamos as mãos e os dedos até de madrugada
Nós somos músicos, que grande bosta
Impressionante é ver comé que ocês ainda gosta
Ahhhh....
Também tem uma imagem-slogan postada na página do Sou Atleta - Bastou Acreditar, de minha autoria.
Quero agradecer a minha amiga Carla Santos por ser a pioneira neste tipo de atividade.