"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek

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quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Projeto Corrida e Caminhada nos Bairros


O projeto corrida e caminhada nos bairros, foi criado e idealizado por mim, Alan Ricardo, professor de Educação Física. O principal objetivo deste projeto é popularizar a pratica da corrida rua nas ruas das metrópoles com a intecionalidade de aproximação ao estado de bem-estar e prazer. O projeto traz o ideal de visitar um bairro da cidade de Salvador, onde tenha gente bonita, pelo ao menos uma vez no mês. Neste mês já aconteceram dois encontros no bairro de Águas Claras, na minha amada Cajazeiras. Conheci pessoas legais e com disposição para cuidar da saúde e treinar. Sou grato a Dona Lúcia que esteve presente nos dois encontros!
Obrigado Águas Claras! =)

Agora quero fazer um convite para você que tem a intenção de chegar no Carnaval na pegada Fitness!
Venha treinar com o nosso grupo! Em breve promoveremos a "Maratona Carnavalesca"!
Faça Sua Inscrição pelo depósito bancário na Caixa Econômica:Depósito em conta bancária. AG: 3617 Op: 013 , Conta: 39711-8


Vamos correr no circuito do carnaval! 
Sairemos do Largo do Campo Grande em direção a Praça Castro Alves pela avenida Sete de Setembro, passaremos pelas Cruz Caída, entraremos no Terreiro de Jesus e Voltaremos para o Campo Grande pela Carlos Gomes, passaremos pelo corredor da Vitória em Direção ao Farol da Barra. Contaremos com Hidratação com água e Guaramix, no final teremos um delicioso açaí! 

Além de tudo, eu estou cada vez mais fazendo treinos mais longos e sentindo muito prazer na corrida, se você quer me levar para sua Maratona, me chama, que eu vou correr e acompanhar tudo o que se passa de interressante e fazer altos post para o nosso blog.
Venha se matricular no nosso clube de corrida. Entre em contato comigo pelo whatsapp 98191-0869.

Muito Obrigado pela audiência e pela participação que faz meu trabalho melhor!


quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O que vocês usam na cabeça para proteger a cabeça dos raios solares?


Olá corredores e amantes do atletismo, neste dias estive correndo bastante inclusive hoje onde fiz 18kms de corrida, e percebi o quanto é importate projeter a pele dos raios solares principalmente as regiões mais sensíveis à exposição.
Alguns corredores usam gorro na cabeça para se protegem do frio intenso, como foi o caso do Bicampeão da maratona de New York, o brasileiro Marílson dos Santos. Outros preferem um tipo diferente de Bandada, como é o caso do rei da maratona da Disney, o Mikey's close friend Adriano Bastos. Porém aqui no Brasil é muito comum o uso de bonés ou viseiras, porém alguns outros ainda usam chapéus.

Então quero saber o que você faz ou usa para se proteger apropriadamente quando vai correr por longos períodos de tempo.
Deixe seu comentário e forneça suas dicas!
Bons treinos!
Quer seu treinamento bem planejado e orientado por um professor de atletismo, liga pra mim: +557198191-0869 - Whatsapp

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Take me to Half Marathon

Olá Amantes da corrida, eu estou cada vez decepcionado com a gestão do atletismo brasileiro, onde um pequena parte de um grande escândalo de corrupção foi escarado na mídia, onde os nomes dos atletas brasileiros foram usados como laranjas orçamentários para o enriquecimento de alguns gestores do esporte. Agora muitos atletas se manisfestam na mídia pedindo a cabeça dos corruptos que impendem o bom desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil.

Quero informar, que em 2018 estarei começando o projeto, me chama pra correr, eu vou!

- Projeto: Me chama pra correr, eu vou!
Call me to run, I'll run!


O projeto consiste em percorrer o máximo de cidades possíveis no mundo para correr uma meia maratona ou maratona, onde eu irei descrever todas as características peculiares das cidades e do percurso da prova, assim como a interação entre os corredores, contribuidores que comentarão e analisarão o evento, desde a estrutura até as principais dificuldades e os diferentes trechos.
Mas lembrando que eu preciso do seu apoio, para pagar os custos das viagens e participação dos eventos. Me leva pra correr, que eu levo sua marca também e a depender do quando seja investido, eu levo também outros atletas do meu clube de corrida.

Quem sabe eu não estarei em breve na maratona de Chicago ou New York, só me chamar que eu vou.


This project consists of traversing cities to run a half marathon or marathon, I will describe all the peculiar characteristics of the cities and the course of the race, as well as the interaction between the runners, contributors who will comment and analyze the race.
I'm remembering that I need your support, to pay the costs of travel and the participation of events. It makes me want to run, which also makes my brand depend on when I am invested as well as other athletes from my racing club.

My Paypal account is: alanricardo8@hotmail.com

Maybe I'm not in the marathon soon in Chicago or New York, just call me that I will.
I'm thinking that I'm closer California.

Thank you so much!
Muito Obrigado


sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O que realmente é relevante para ser um corredor mais veloz?

Frequentemente observo corredores que tentam evoluir na corrida, pensando em treinar para aumentar o VO2máximo com os treinamentos de alta intensidade, fartleks, intervalados em bloco; Diante deste cenário levantamos os seguintes questionamentos, O que é o VO2máximo?; O aumento do VO2máximo torna o corredor mais veloz?
Antes de começar a responder tais perguntas, vamos entender um pouco sobre alguns conceitos.
VO2máximo -  Consumo máximo de oxigênio, a quantidade de oxigênio necessária para manutenção do exercício em máxima intensidade. Samdamoto (2011).
Muitos treinadores do atletismo até hoje acreditam que o VO2máximo é o mais determinante fator de desempenho e performance para corredores do alto rendimento. Constantemente presencio treinadores planejarem treinamentos para que haja incremento das características biomotoras, que são diretamente influentes nos índices de VO2máximo Howley (2000).
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O nosso corpo não funciona segundo uma regra de três simples, a tendência é acreditar que o consumo de oxigênio é diretamente proporcional ao desempenho. Lembro dos meu primeiro problemas de matemática no ensino médio, “Se um carro percorre 10kms com um litro de etanol, quantos litros serão necessários para percorrer uma distância de 40kms?” Parece se tratar de um problema de lógica incontestável, ninguém se ariscaria a negar que o carro que percorre uma distância muito maior, precisa de muito mais combustível. Porém podemos pensar um pouco além da lógica-matemática e partir para a parte complexa deste problema, a parte que corresponde à realidade fatídica.

1- Vamos pensar que estamos no Brasil e todos os brasileiros sabem que as condições do asfalto são as melhores possíveis, exigindo trocas de marchas e manobras arriscadas para desviar dos buracos e imperfeições da estrada. Além de tudo as condições climáticas podem favorecer o bom desenvolvimento da velocidade ou não. Se o Seu GPS te indicar a rota mais curta você pode acabar em uma estrada cheia de lama e buracos que fará seu carro consumir muito mais combustível.

2- As condições do carro, um dos carros pode estar em melhores condições de funcionamento que o outro, com revisão mecânica total ou não, o quanto as peças estão conservadas ou desgastadas, são características importantes para o desempenho.

Quando falamos em fisiologia humana do exercício, o panorama é muito mais complexo, uma vez que envolve muito mais variáveis internas e ambientais que influenciam o desempenho Coyle (1983).

Além de tudo algumas pesquisas mostram que existe uma grande variação de índice de VO2máximo entre os corredores de elite ( 65mL/kg/min-85mL/kg/min); talvez você tenha pensado que os atletas com 85mL/kg/min superam com certa facilidade os que possuem “apenas” 65mL/kg/min; porém é um pensamento que não corresponde aos fatos, muitas vezes os atletas de VO2máximo mais baixo conseguem melhores performances  durantes as provas Fritzgerald (2010).

Temos que olhar para outro fator importante que influencia o rendimento da corrida, a economia de corrida. Discutiremos sobre esta variável no próximo post do blog.

Tucker, R.; Dugas, J.; Fitzgerald, M. O Corpo do Corredor. São Paulo. Editora Gente. 2010.
Hagberg, J.M. & Coyle, E.F. Physiological determinants of endurance performance as studied in competitive racewalkers. Journal of Medicine Science and Sports.N°: 15, V: 4, p.: 287-289, 1983.

Sato, K., Ogoh, S., Hirasawa, A., Oue, A., & Sadamoto, T. The distribution of blood flow in the carotid and vertebral arteries during dynamic exercise in humans. Journal of Physiology.2011.

Bassett Jr., D.R. & Howley, E.T. Limiting factors for maximum oxygen uptake and determinants of endurance performance. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2000.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

E você já correu a São Silvestre?


O ano passou correndo e está a poucos dias do fim, a são silvestre está se aproximando com a chegada do Réveillon. Sem dúvidas nenhuma é uma das corridas rústicas mais famosas na América Latina, que acontece em uma megalópole de mais de uma dezena de milhões de habitantes. Algumas modificações no volume da prova foram feitas e em 1991 foi estabelecida a distância oficial de 15 mil metros. Uma prova que já recebeu campeões e campeãs Ilustres, a locomotiva Émil Zatópek, o mexicano Arturio Barros e o esquecível e lendário queniano Paul Tergat, o maior vencedor da prova, simplesmente pentacampeão e detentor do record da prova com o tempo de 43 minutos e 12 segundos.
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Paul Tergat - O maior vencedor da história da São Silvestre e detentor do record da prova
As campeãs María Del Carmen Días do México, a portuguesa Rosa Mota (quando a distância era menor que 15kms), e a recordista Jemima Sumgong. 
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Jemima Sumgong, Recordista da São Silveste com o tempo de 48 minutos e 34 segundos
O Brasileiro com o maior número de vitórias na São Silvestre é o maratonista Marilson dos Santos, que além de tudo tem o segundo melhor tempo em maratonas, entre os brasileiros, o memorável bicampeão da maratona de New York.
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Marilson dos Santos, tricampeão da São Silvestre
Se você é um corredor que está presente nas provas de corrida de rua já deve ter respondido essa pergunta, ou melhor, essa daqui: "Você já correu a maratona de São Silvestre?".
É uma pergunta clássica que doem nos ouvidos, porque a corrida rústica da São Silvestre não é uma maratona, a distância oficial da maratona segundo as regras da IAAF é 42.195 metros, e a São Silvestre conta com "apenas" 15.000 metros de estrada e muita midiatização, logo a São Silvestre Não é uma maratona. Além de tudo existem muitas outras provas mais complicadas, mais bonitas, mais organizadas.... Eu nunca corri uma São Silvestre e nem por isto eu não me sinto um corredor de segundo escalão por conta disto, porque eu já encarei e superei adversidades correndo provas mais complicadas, já disputei a meia maratona (farol a Farol) em Salvador, e a meia maratona do Running D'aventura, das provas que disputei sempre fui um forte candidato a levar o troféu de campeão da minha categoria, e levei muitas vezes, até mesmo a seletiva da São Silvestre aqui (em Salvador-Bahia) é muito mais complicada que a própria São Silvestre, só o Aclive da famosa ladeira Barra..., quem conhece a ladeira da Barra, sabe que brigadeiro é só um docinho gostoso que se come lá no final, depois do prato principal, é na ladeira da Barra que a pimenta baiana arde nos olhos, o vento da maresia salgada nos olhos se misturando com o suor, ahhh ladeira da Barra, ladeira que motiva a desistência de muitos corredores. Não sinto falta de uma São Silvestre no meu currículo de atleta, sinto falta de maratona (42.195 metros), que em breve conquistarei.


sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Treino com os Couchsurfers

Neste último sábado eu estive no largo do Campo Grande, na minha cidade natal, Salvador. Eu abrir uma possibilidade de treinamento para as pessoas que aparecem para visitar nossa cidade ou até mesmo para os couchsurfers que moram na capital baiana.
Fizemos um treinamento descontraído, em um clima amistoso e agradável!
Muito obrigado a todos os participantes do nosso encontro! =)


Foi muito bom o nosso encontro, quero pedir mais atenção para hidratação durante o treino, quem puder levar água, é muito bom! =). Neste último sábado contamos com uma empresa que nos forneceu água.

Roda de corredores =), alegria em compartilhar o treino com vocês!






terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Monotemático, o espaço para nossas monografias


Olá, seguidores, amigos e amantes do atletismo!
Tenho ótimas notícias para esta semana, o nosso clube de atletismo está em crescimento, cada membro desta família é especial pra mim, uma vez que os laços dos nossos vínculos são forjados na pratica do atletismo porém vão além do esporte, é o lugar onde o meu amor pela pratica docente se expressa, o lugar onde buscamos o melhor que cada pessoa pode ser, não somente como corredor, mas como pessoa. Sou eternamente grato a todos que fazem parte do inicio desta história.




A segunda notícia, é que eu sou o entrevistado do monotemático, o programa de entrevistas do genial Raulindo Junior, o jornalista idealizador do programa que construiu uma ponte de acesso aos trabalhos acadêmicos para o nosso povo. O monotemático é um dos mais importantes programas que apresenta o conteúdo acadêmico-científico de maneira descontraída sem perder o compromisso e a responsabilidade. Estou muito feliz por fazer parte deste programa que nos próximos anos será uma tese de doutorado.




Projeto Corrida e Caminhada nos Bairros

O projeto corrida e caminhada nos bairros, foi criado e idealizado por mim, Alan Ricardo, professor de Educação Física. O principal objeti...