"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek

"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek
"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Natação

Antes de qualquer coisa quero muito agradecer a todos os amigos e colegas que estiveram durante todo este tempo prestigiando minhas atuações como atleta, seja pelas redes sociais on line ou pessoalmente. Meu blog ficou parado durante este tempo todo, porque eu tive alguns problemas pessoais e tive que encarar 4 exodontias (extrações) dos sisos para que mais tarde não tivesse mais complicações odontológicas, já que as dores já dava os primeiros sinais.
Neste semestre letivo estou cursando a disciplina "Natação I" ministrada pela competente docente Nair Casagrande, as aulas teóricas estão acontecendo na faculdade de educação da Ufba, e as aulas praticas na piscina do Ifba (antigo Cefet). Ao me apropriar de alguns conhecimentos básicos para iniciar o estudo da natação, posso dizer que esta modalidade tem similaridades ao atletismo que não se limita apenas a cronologia dos nadadores de alto rendimento e excelente nível técnico, até mesmo porque transcende de várias formas essa barreira. É claro que estamos acostumados a vê nos principais meios de comunicação de massa o esporte como competição pois é desta maneira que o esporte ganhou espaço e patrocínio e popularizar as praticas esportivas, até mesmo o ídolos são efêmeros, e a todo momento precisamos de novos cânones.
Não se tem uma data exata de quando o homem começou a nada, mas antes de qualquer coisa o que é nadar? A natação possui três valências fundamentais para que seja concretizada de fato, Deslocamento (devido a uma propulsão), equilíbrio e respiração adequada e harmônica aos movimentos, que também estão presentes nas corridas do atletismo . Segundo os registros literários assim como o atletismo a “... natação é uma das praticas corporais mais antigas do homem" Lenk e Pereira 1966. Mas é claro que a o atletismo surgiu primeiro, pois o homem é um animal essencialmente terrícola que se adaptou bem as adversidades naturais para sobreviver com mais facilidade, e posteriormente chegar ao espaço sideral e as grandes profundezas oceânicas com auxilio tecnologias avançadas. Platão dizia que "o cidadão educado é aquele que sabe ler e nadar", mostrando a importância de saber nadar se equiparando a capacidade de saber ler saber lê atualmente é algo que pode ser considerado trivial para as para todos os queridos leitores do meu blog, porém isto a mais 3 mil anos atrás, tinha um significado bem maior. Na idade média "acreditava-se que a disseminar epidemias" Lotufo 1980; como proteções eram colocados fossos cheios de água ao redor dos castelos para dificultar ataques inimigos; nesta mesma época surgiu a prova dos 3 mil metros com obstáculos, no qual se tem um fosso cheio de água (geralmente suja)  que chega a 70 centímetros de profundidade, combinada com vários outros obstáculos para dificultar a passagem dos atletas.
Atleta brasileiro caindo no fosso no mundial de atletismo

 
No século XVIII começou a se criar concepções pedagógicas mais fortes para sistematizar o ensino da natação que se tornou mais necessária no século XIX com polarização mundial em dois blocos econômicos, socialista e capitalista, conhecida como guerra fria, cada bloco tentava provar que era a maior potência mundial no esporte, na economia, na ciência. Desta forma surgiu a necessidade de ensinar a nadar, então eis a problemática de como ensinar a nadar? Passamos pelas concepções global e analítica até chegar na concepção moderna que chega a solucionar problemas das outras duas anteriores com propostas dinâmicas para adequar a necessidades atuais e aumentar a eficiência do nado para os praticantes desde os iniciante até os que buscam maior velocidade para despontar nas competições de alto rendimento. E pra você praticante do atletismo que ficou curioso para saber com estou, ontem eu voltei a treinar nas dunas de Stella Maris com meu amigo e atleta Valdir, nunca treinei tão bem, fiz uma boa média de tempo nas voltas de cerca de 3kms, com o tempo de 17 minutos cravados em cada volta baixei um pouco o tempo no final, sem contar com os aclives e declives do circuito de treinamento. Agora fiquem com o vídeo de uma das aulas da disciplina Natação I, tenham uma ótima semana, bons treinos e bons estudos. Obrigado colegas.


Aceito comentários!

Quem sou eu?

Sou Alan Ricardo, licenciado em educação física pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal do...