"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek

"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek
"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O que realmente é relevante para ser um corredor mais veloz?

Frequentemente observo corredores que tentam evoluir na corrida, pensando em treinar para aumentar o VO2máximo com os treinamentos de alta intensidade, fartleks, intervalados em bloco; Diante deste cenário levantamos os seguintes questionamentos, O que é o VO2máximo?; O aumento do VO2máximo torna o corredor mais veloz?
Antes de começar a responder tais perguntas, vamos entender um pouco sobre alguns conceitos.
VO2máximo -  Consumo máximo de oxigênio, a quantidade de oxigênio necessária para manutenção do exercício em máxima intensidade. Samdamoto (2011).
Muitos treinadores do atletismo até hoje acreditam que o VO2máximo é o mais determinante fator de desempenho e performance para corredores do alto rendimento. Constantemente presencio treinadores planejarem treinamentos para que haja incremento das características biomotoras, que são diretamente influentes nos índices de VO2máximo Howley (2000).
Image result for running numbers

O nosso corpo não funciona segundo uma regra de três simples, a tendência é acreditar que o consumo de oxigênio é diretamente proporcional ao desempenho. Lembro dos meu primeiro problemas de matemática no ensino médio, “Se um carro percorre 10kms com um litro de etanol, quantos litros serão necessários para percorrer uma distância de 40kms?” Parece se tratar de um problema de lógica incontestável, ninguém se ariscaria a negar que o carro que percorre uma distância muito maior, precisa de muito mais combustível. Porém podemos pensar um pouco além da lógica-matemática e partir para a parte complexa deste problema, a parte que corresponde à realidade fatídica.

1- Vamos pensar que estamos no Brasil e todos os brasileiros sabem que as condições do asfalto são as melhores possíveis, exigindo trocas de marchas e manobras arriscadas para desviar dos buracos e imperfeições da estrada. Além de tudo as condições climáticas podem favorecer o bom desenvolvimento da velocidade ou não. Se o Seu GPS te indicar a rota mais curta você pode acabar em uma estrada cheia de lama e buracos que fará seu carro consumir muito mais combustível.

2- As condições do carro, um dos carros pode estar em melhores condições de funcionamento que o outro, com revisão mecânica total ou não, o quanto as peças estão conservadas ou desgastadas, são características importantes para o desempenho.

Quando falamos em fisiologia humana do exercício, o panorama é muito mais complexo, uma vez que envolve muito mais variáveis internas e ambientais que influenciam o desempenho Coyle (1983).

Além de tudo algumas pesquisas mostram que existe uma grande variação de índice de VO2máximo entre os corredores de elite ( 65mL/kg/min-85mL/kg/min); talvez você tenha pensado que os atletas com 85mL/kg/min superam com certa facilidade os que possuem “apenas” 65mL/kg/min; porém é um pensamento que não corresponde aos fatos, muitas vezes os atletas de VO2máximo mais baixo conseguem melhores performances  durantes as provas Fritzgerald (2010).

Temos que olhar para outro fator importante que influencia o rendimento da corrida, a economia de corrida. Discutiremos sobre esta variável no próximo post do blog.

Tucker, R.; Dugas, J.; Fitzgerald, M. O Corpo do Corredor. São Paulo. Editora Gente. 2010.
Hagberg, J.M. & Coyle, E.F. Physiological determinants of endurance performance as studied in competitive racewalkers. Journal of Medicine Science and Sports.N°: 15, V: 4, p.: 287-289, 1983.

Sato, K., Ogoh, S., Hirasawa, A., Oue, A., & Sadamoto, T. The distribution of blood flow in the carotid and vertebral arteries during dynamic exercise in humans. Journal of Physiology.2011.

Bassett Jr., D.R. & Howley, E.T. Limiting factors for maximum oxygen uptake and determinants of endurance performance. Medicine & Science in Sports & Exercise, 2000.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

E você já correu a São Silvestre?


O ano passou correndo e está a poucos dias do fim, a são silvestre está se aproximando com a chegada do Réveillon. Sem dúvidas nenhuma é uma das corridas rústicas mais famosas na América Latina, que acontece em uma megalópole de mais de uma dezena de milhões de habitantes. Algumas modificações no volume da prova foram feitas e em 1991 foi estabelecida a distância oficial de 15 mil metros. Uma prova que já recebeu campeões e campeãs Ilustres, a locomotiva Émil Zatópek, o mexicano Arturio Barros e o esquecível e lendário queniano Paul Tergat, o maior vencedor da prova, simplesmente pentacampeão e detentor do record da prova com o tempo de 43 minutos e 12 segundos.
Image result for Paul tergat
Paul Tergat - O maior vencedor da história da São Silvestre e detentor do record da prova
As campeãs María Del Carmen Días do México, a portuguesa Rosa Mota (quando a distância era menor que 15kms), e a recordista Jemima Sumgong. 
Image result for Jemima Sumgong
Jemima Sumgong, Recordista da São Silveste com o tempo de 48 minutos e 34 segundos
O Brasileiro com o maior número de vitórias na São Silvestre é o maratonista Marilson dos Santos, que além de tudo tem o segundo melhor tempo em maratonas, entre os brasileiros, o memorável bicampeão da maratona de New York.
Related image
Marilson dos Santos, tricampeão da São Silvestre
Se você é um corredor que está presente nas provas de corrida de rua já deve ter respondido essa pergunta, ou melhor, essa daqui: "Você já correu a maratona de São Silvestre?".
É uma pergunta clássica que doem nos ouvidos, porque a corrida rústica da São Silvestre não é uma maratona, a distância oficial da maratona segundo as regras da IAAF é 42.195 metros, e a São Silvestre conta com "apenas" 15.000 metros de estrada e muita midiatização, logo a São Silvestre Não é uma maratona. Além de tudo existem muitas outras provas mais complicadas, mais bonitas, mais organizadas.... Eu nunca corri uma São Silvestre e nem por isto eu não me sinto um corredor de segundo escalão por conta disto, porque eu já encarei e superei adversidades correndo provas mais complicadas, já disputei a meia maratona (farol a Farol) em Salvador, e a meia maratona do Running D'aventura, das provas que disputei sempre fui um forte candidato a levar o troféu de campeão da minha categoria, e levei muitas vezes, até mesmo a seletiva da São Silvestre aqui (em Salvador-Bahia) é muito mais complicada que a própria São Silvestre, só o Aclive da famosa ladeira Barra..., quem conhece a ladeira da Barra, sabe que brigadeiro é só um docinho gostoso que se come lá no final, depois do prato principal, é na ladeira da Barra que a pimenta baiana arde nos olhos, o vento da maresia salgada nos olhos se misturando com o suor, ahhh ladeira da Barra, ladeira que motiva a desistência de muitos corredores. Não sinto falta de uma São Silvestre no meu currículo de atleta, sinto falta de maratona (42.195 metros), que em breve conquistarei.


Quem sou eu?

Sou Alan Ricardo, licenciado em educação física pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal do...