"A runner must run with dreams in his heart" Emil Zatopek

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segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Um Domingo Inesquecível, Brasileiros Campeões! =)

Olá corredores, acadêmicos e fanáticos por atletismo. Neste último domingo o fundista Giovani Dos Santos e a Josiane da Silva Cardoso venceram a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro; respectivamente com o tempo de 1 hora 4 minutos e 47 segundos e 1 hora 17 minutos e 58 segundos para o melhor tempo na categoria feminina. Quero também destacar a excelente segunda colocação da Valdilene campeã Brasileira universitária em 2013 nos 10 mil metros rasos, e de brinde ainda quebrou o record da Lucélia Peres, eu estava presente neste fatídico dia, acompanhei tudo de perto naquele dia quente, na pista de borracha dura em Goiânia. O Giovani após a corrida assim como a Josiane revelaram que pensaram na tática de corrida mais apropriada para aquela prova, uma vez que os tempos foram bons porém os atletas não saíram para buscar suas melhores marcas, entretanto foi uma corrida em busca de um lugar no pódio. Mais uma vez as estratégias de variações de velocidade e posicionamento ao longo da prova influenciam o resultado final da prova, Por este motivo continuo a estudar as estratégias de corrida do fundo e meio fundo, é uma temática fascinante uma vez que está correlacionada a fatores ambientais e intrínsecos.


Eu também fiquei muito satisfeito com a minha logomarca estampada no meu cartão de visitas, criação do meu amigo Márcio Dantas, ficou muito BACANA o efeito luminoso reflexivo. Venho fazendo trabalhos interessantes fora e dentro das pista de atletismo e estudando mais sobre o treinamento desportivo, princialmente os tópicos relacionados a psicologia do esporte, logo estarei com um novo trabalho sendo lançado na internet, SIM, TEREMOS NOVIDADES!

sábado, 26 de julho de 2014

Premiação no Concurso Ideias Inovadoras \ Prizes in Innovative Ideas Contest


Last month I was awarded the tender innovative ideas FAPESB with the idealization of the pacemaker to the race track. The idea of electronic pacemaker appeared simultaneously with the scientific research on strategies for distance running and the bottom half of athletics. [To meet my research contact].

The pacemaker different features and therefore different target audience:

1) Tool control of tactical training and racing background through background.
2) Guide for training visually impaired.
3) Tool scientific research for athletics.

Was awarded third place for me was very good once the contest judges were not familiar with the terms of sports training and athletic; besides having many competitors of engineering.
Special thanks to all the teachers who've been following my work; friends of friends of athletics especially Cajazeiras, the university competitions.

I am currently looking for partnerships to build the prototype of the pacemaker. If you are interested in knowing my proposal call: 71 81910869 or send an email to: alanricardo8@hotmail.com.




No mês passado fui premiado no concurso idéias inovador da FAPESB com a idealização do pacemaker para corrida do atletismo. A idéia do pacemaker eletrônico surgiu simultaneamente à pesquisa científica sobre estratégias de corrida de fundo e meio fundo do atletismo. [ para conhecer minha pesquisa entre em contato].

O pacemaker diferentes funcionalidades e conseqüentemente diferentes público-alvos:

1) Ferramenta de controle do treinamento tático das corridas de fundo e meio fundo.
2) Guia para treinamento de deficientes visuais.
3) Ferramenta de pesquisa cientifica para o atletismo.

Fui premiado com o terceiro lugar que pra mim foi muito bom uma vez que os jurados do concurso não eram familiarizados com os termos do treinamento desportivo e do atletismo; além de contar com muitos concorrentes das engenharias.
Quero agradecer especialmente a todos os professores que estiveram acompanhando meu trabalho; aos amigos do atletismo especialmente aos amigos de Cajazeiras, das competições universitárias.

No momento estou em busca de parcerias para a construção do protótipo do pacemaker. Se você está interessado em conhecer minha proposta ligue para: 71 81910869 ou envie um e-mail para: alanricardo8@hotmail.com.

sábado, 15 de junho de 2013

Cursando Educação Física...


Olá Caros leitores!
Depois de alguns meses sem postar nada no meu blog estou de volta para fazer mais algumas sínteses de alguns conceitos da biomecânica, que é uma das disciplinas que estou cursando este semestre com as professoras Nair Casagrande e Celi Taffarel, e também dá um “pitacos” do desenrolar da disciplina didática cujo docente é o Roberto Machado.

Biomecânica e suas aplicações na Educação Física.

A biomecânica é o estudo da mecânica dos organismos vivos; como diria a Susan Hall. A biomecânica ainda é uma ciência que não é altamente propagada em todas as regiões geográficas do território brasileiro, os centros de pesquisa mais atuantes do estão na região sudeste, seguido pela região sul, a região sudeste concentra o maior número de doutores em biomecânica desta forma possivelmente a região sudeste desfragmenta os pesquisadores de todo país pelos fatores higiênicos e motivacionais¹.
Confesso que fiquei inicialmente meio que perdido com algumas definições conceituais na biomecânica que são descritos de forma diferente da mecânica clássica.

Conceito de Cinemática em Física: É o ramo da física que se ocupa da descrição dos movimentos dos corpos sem se preocupar com sua origem.
Conceito da cinemática na biomecânica: Estudo da descrição do movimento, considerando espaço e tempo.
Dinâmica biomecânica: É o estudo dos sistemas nos quais a aceleração está presente.
Dinâmica na Física: É o ramo da física que estuda os movimentos dos corpos e as forças e interações que resultou tais movimentos.
Cinética em biomecânica: Estudo da ação das forças.
Mesmo sendo evidente a diferença das descrições dos conceitos na biomecânica e na física, não podemos dizer que são diferentes, há apenas uma diferenciação na descrição dos conceitos nas diferentes ciência, afim de facilitar uma ou outra abordagem de acordo com a proposta dos estudos.

Prosseguimos os estudos avalizando as abordagens qualitativas e quantitativas em biomecânica.
Qualitativo: Qualidade dos movimentos, (qualidade técnica dos movimento).
Quantitativo: Mensurado em números.

Podemos fazer análise de uma corrida de 5 mil metros do campeão olímpico Émil Zatópek e dizer que era uma atleta de uma corrida muito veloz e de uma técnica ruim por conta dos movimentos angulares desnecessários durante a corrida, fazendo aumenta o gasto energético; podemos para por aqui a analise qualitativa e partir para quantitativa. Zatopek foi campeão olímpico e recordista das provas de 5 mil metros com o tempo de 14 minutos e 40 segundos; eis então uma análise quantitativa mensurada pelo tempo Record.

1-  Teoria da psicologia do Herzberg.

Deixo aqui uma imagem do da prova do atletismo, salto com vara:
Sempre que converso com atletas da prova de salto com vara eles sempre falam dos detalhes técnicos que acontecem durante a prova, e chegamos a conclusão que é umas provas mais técnicas do atletismo junto com a marcha atlética.
Descrição biomecânica da prova de salto com vara: o atleta corre no eixo mediolateral com a maior velocidade possível, até o momento que é impulsionado pela flexibilidade da vara, nos últimos momentos do salto o atleta faz um giro no eixo longitudinal para cair de costa no colchão.

Partimos então para os conceitos cinemáticos para análise do movimento.
Estudamos os movimentos angulares e lineares e suas combinações no movimento geral.
Movimento linear ou de translação: movimento ao longo de uma linha ( curva ou reta), com todas as partes do corpo em movimento na mesma direção e mesma velocidade.

Movimento angula ou de rotação: Envolve a rotação ao redor de uma linha ou ponto central, também chamado de eixo de rotação.
Movimento geral: Combinação dos movimentos rotacionais e de translação.
Logo podemos concluir que a maioria dos movimentos dos organismos vivos são movimentos gerais, o beija-flor nos pregaria uma grande peça ao tentar generalizar os movimentos gerais.
Logo mais estudamos os planos e eixos anatômicos de referência.

Didática e Psicologia.
Nesta última semana estive nas aula de didática do docente Roberto Machado ele nos passou um documentário sobre a teoria das múltiplas inteligências do Gardner. Faz mais de 8 anos que eu tive contato com este livro, eu ainda cursava o ensino médio e percebi que o sempre relatava bons exemplos de acordo com cada inteligência neste livro.
O professor Roberto Machado explanou muito bem sobre a temática da aula, e definiu inteligência como a capacidade de criação para resolução de problemas. E também fala da valorização exacerbada das inteligências lingüísticas e lógico-matematica no ocidente, e de como a inteligência musical é tão ostracizada. Então logo o pensamento me remeteu a uma música muito engraçada da Banda da terra (Goiás) dos meus amigos Cleiton e Luan, Não estou falando de uma dupla sertaneja... rsrs.

Como Nossos Pais (Nos Aguentam?) 


Quando um filho vai nascer
Os pais vem orgulhosos pra dizer
É um garotão
Ralam pra pagar os carnês
Das aulas de inglês, de karate
De natação
Meu filho vai ser um estudante aplicado
Vai virar médico, engenheiro, advogado
E vou mantê-lo longe dessa confusão
Bebida, buteco, pandeiro e violão
Mas pra decepção geral dos nossos pais
Papel, caneta, sala de aula nunca mais
A faculdade nunca foi a nossa praia
Vamos montar uma banda
Que depois a gente ensaia
E começamos a tocar o violão
Aquele ali foi insistir na percussão
E só assim as muié vão nós dá moral
Porque nos somos feio a dá cum pau
Nós somos músicos, não temos nada
Ralamos as mãos e os dedos até de madrugada
Nós somos músicos, que grande bosta
Impressionante é ver comé que ocês ainda gosta
Meu filho pega suas coisas e vê se some
Pois ser artista é pedir pra morrer de fome
Sei que nesse ramo rola droga pra chuchu
Só falta ocês dizer que tão dando...
... show por ai
Nos somos músicos, não temos nada
Ralamos as mãos e os dedos até de madrugada
Nós somos músicos, que grande bosta
Impressionante é ver comé que ocês ainda gosta


Ahhhh....
Também tem uma imagem-slogan postada na página do Sou Atleta - Bastou Acreditar, de minha autoria.
Quero agradecer a minha amiga Carla Santos por ser a pioneira neste tipo de atividade.



sábado, 9 de fevereiro de 2013

Educação e saúde

Eis uma resenha dos texto da disciplina higiêne e educação ministrada pela professora Claudia Miranda:



“Você aprende. A gente ensina?”.
Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade

O próprio título do artigo propõe que de certa forma que os estilos de vida individuais contribuem para o desenvolvimento de agravos à saúde ou que não contribui para as praticas de promoção à saúde, ao mesmo tempo em que se foge da responsabilidade de ser um dos responsáveis pela pratica do fumo, que fica bem claro que neste contexto, que quem aprende, aprende sozinho, com outra pessoa, com a mídia, mas não comigo (o Autor da faixa); porque eu (o Autor da faixa) faço minha parte que é ensinar a você a se livrar de um hábito ruim...
No século XX, conceitos de risco em epidemiologia eram associados principalmente a fatores individuais de danos potenciais, deixando a entender que o risco estaria na ignorância, fraqueza, ou falta de interesse no cuidado de si, definindo formas “erradas e “certas” de viver”. Mas tarde este conceito é superado na epidemiologia passando a considerar que “fatores de risco” são constituídos de elementos indissociáveis dos marcos culturais e sociais em que se inscrevem e compõem situações complexas onde correr risco não é mais externo ao individuo, mas se inscreve, com ele, num complexo único de múltiplas dimensões; o conceito de risco em meados do século XX é intensamente desenvolvido e a partir da identificação de associações entre eventos ou condições patológicas e outros eventos e condições não patológicas causalmente relacionáveis. A vulnerabilidade é entendida como o movimento de considerar a chance de exposição das pessoas ao adoecimento como a resultante de um conjunto de aspectos não apenas individuais, mas também coletivos [e] contextuais; levando em consideração os três componentes interligados: individuo o social e o programático ou institucional.
Não sei se o mesmo acontece com as pessoas normais (boa sanidade mental), mas a primeira vez que li o título do artigo tive a impressão que este tal sujeito denominado “você”, aprende com o sujeito “ A gente” que ensina; ao ler a faixa afixada na parede do hospital fica claro que no sentido literal não é nada disto, mas pode ser tudo isso e um pouco mais que minha capacidade cerebral não consegue alcançar; porque quando eu dou uma fogueira acesa para um churrasqueiro eu estou ensinando à ele a não ser um bom lenhador e nem ao menos saber onde buscar madeira de qualidade em meio aos pampas, cerrado, agreste ou caatinga; não que ele esteja predestinado a vida todo ser dependente da minha fogueira, mas é um incentivo em tanto para quem já tem tanto trabalho para encontrar carne de qualidade. Creio que as condições ambientais nos ensinam a sermos o que somos pela viabilidade das condições encontradas. Não importa quem você é ou de onde você veio nem muito menos como você adquiriu este hábito.  Este artigo me remeteu à propaganda da do sabão “OMO” que o slogan dizia que “se sujar faz bem”... Mostrando crianças em atividades que contribuem para o desenvolvimento cognitivo e social com muita alegria e sujeira, como se tais praticas fosse inerentes indissociáveis a sujeira... O que não é verdade, a sujeira é um figurante que entra como protagonista na propaganda, para que as crianças se sujem mais e mais sabão em pó seja vendido, passando a falta ideia de que estar vulnerável à sujeira é está vulnerável ao prazer e a felicidade.
            Imagina só se a band-aid entra na mesma onda dizendo que “se lascar faz bem” mostrando pessoas se lascando jogando futebol, praticando ciclismo, correndo ou pleno ato sexual... Fumar, se sujar e se lascar são apenas momentos efêmeros que podem levar ao aprendizado, a felicidade instantânea, agravos á saúde, e também ao prazer exclusivamente masoquista. A crítica destas técnicas objetivas de transmissão de mensagens torna-se muitas vezes ineficaz, pois algumas vezes ficam na eminência da antiética.
Imagine uma corredora especialista na prova dos 3000 metros com obstáculos que sente dores no tendão de Aquiles e vai ao ortopedista fazer uma consulta, então o médico diz que ela não pode mais correr esta prova porque desta forma ela estará vulnerável a tendinose do calcâneo (a famosa tendinite de Aquiles); então esta atleta pendura as sapatilhas e depois de um ano sem correr fica obesa e depressiva. Neste caso fica evidente a falta de entendimento do médico, dos aspectos culturais e sociais intrínsecos ao contexto esportivo, tal dor poderia ter sido atenuada com massagens combinada com treinos de mínima flexão plantar.
Essa ideia de promoção da saúde ao mesmo tempo em que é um clichê nas ciências da saúde pode ser totalmente falsa, uma vez que o conceito de saúde é envolve muitos fatores por isto tal definição é muito complexa; porém segundo a OMS, diz que saúde é bem-estar em sua totalidade. Logo chego à conclusão que uma pessoa que se diz saudável é porque não suficientemente examinada de forma adequada. Um praticante de atividades física regular, estar também regularmente Vulnerável a agravos à saúde, seja este agravos intimamente associados às praticas corporais ou não. Por isto criei até uma aversão pela expressão “manutenção da saúde”, como se pode manter algo que você não tem? A busca pela saúde é tão incessante e inalcançável quanto o amor platônico, que me desculpem os que acreditam amar de tal forma.
            Então não custa nada lembrar que algo “bom” (atividade física) pode ser inerente a algo muito ruim ( agravos à saúde); na história da humanidade sempre foi assim; só lembrar da Afrodite deusa do amor da mitologia grega, mas antes de tudo ela é a deusa da encrenca afetiva; por fazer uso deste sentimento “tão bom”, além do mais Afrodite é a mãe de Eros (cupido, para os romanos), cujo o pai é uma incógnita, há versões que atribuem a paternidade a Hefesto, Hermes, Ares e Zeus; com certeza Afrodite seria considerada por muitos uma verdadeira piriguete. Enfim Eros é o tal sujeito que dispara flechas a torto e a direito fazendo acontecer amores, inconvenientes em muitos casos (só podia ser o filho da Afrodite). Tem coisa melhor que o amor? Mas o amor inconveniente pode trazer frutos indesejáveis; atividades físicas em prol da promoção da saúde “nas mãos” do profissional de saúde são como flechas nas mãos de Eros, que acredita estar somente fazendo o “bem” para as pessoas, mas Eros vê amor apenas como à paixão carnal assim como alguns profissionais da área da saúde vê a saúde dentro de uma única perspectiva e ambos recaem em sequencias de quiproquós. Como diria Nietzsche “O homem que se acha completamente bom é um idiota”.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Natação

Antes de qualquer coisa quero muito agradecer a todos os amigos e colegas que estiveram durante todo este tempo prestigiando minhas atuações como atleta, seja pelas redes sociais on line ou pessoalmente. Meu blog ficou parado durante este tempo todo, porque eu tive alguns problemas pessoais e tive que encarar 4 exodontias (extrações) dos sisos para que mais tarde não tivesse mais complicações odontológicas, já que as dores já dava os primeiros sinais.
Neste semestre letivo estou cursando a disciplina "Natação I" ministrada pela competente docente Nair Casagrande, as aulas teóricas estão acontecendo na faculdade de educação da Ufba, e as aulas praticas na piscina do Ifba (antigo Cefet). Ao me apropriar de alguns conhecimentos básicos para iniciar o estudo da natação, posso dizer que esta modalidade tem similaridades ao atletismo que não se limita apenas a cronologia dos nadadores de alto rendimento e excelente nível técnico, até mesmo porque transcende de várias formas essa barreira. É claro que estamos acostumados a vê nos principais meios de comunicação de massa o esporte como competição pois é desta maneira que o esporte ganhou espaço e patrocínio e popularizar as praticas esportivas, até mesmo o ídolos são efêmeros, e a todo momento precisamos de novos cânones.
Não se tem uma data exata de quando o homem começou a nada, mas antes de qualquer coisa o que é nadar? A natação possui três valências fundamentais para que seja concretizada de fato, Deslocamento (devido a uma propulsão), equilíbrio e respiração adequada e harmônica aos movimentos, que também estão presentes nas corridas do atletismo . Segundo os registros literários assim como o atletismo a “... natação é uma das praticas corporais mais antigas do homem" Lenk e Pereira 1966. Mas é claro que a o atletismo surgiu primeiro, pois o homem é um animal essencialmente terrícola que se adaptou bem as adversidades naturais para sobreviver com mais facilidade, e posteriormente chegar ao espaço sideral e as grandes profundezas oceânicas com auxilio tecnologias avançadas. Platão dizia que "o cidadão educado é aquele que sabe ler e nadar", mostrando a importância de saber nadar se equiparando a capacidade de saber ler saber lê atualmente é algo que pode ser considerado trivial para as para todos os queridos leitores do meu blog, porém isto a mais 3 mil anos atrás, tinha um significado bem maior. Na idade média "acreditava-se que a disseminar epidemias" Lotufo 1980; como proteções eram colocados fossos cheios de água ao redor dos castelos para dificultar ataques inimigos; nesta mesma época surgiu a prova dos 3 mil metros com obstáculos, no qual se tem um fosso cheio de água (geralmente suja)  que chega a 70 centímetros de profundidade, combinada com vários outros obstáculos para dificultar a passagem dos atletas.
Atleta brasileiro caindo no fosso no mundial de atletismo

 
No século XVIII começou a se criar concepções pedagógicas mais fortes para sistematizar o ensino da natação que se tornou mais necessária no século XIX com polarização mundial em dois blocos econômicos, socialista e capitalista, conhecida como guerra fria, cada bloco tentava provar que era a maior potência mundial no esporte, na economia, na ciência. Desta forma surgiu a necessidade de ensinar a nadar, então eis a problemática de como ensinar a nadar? Passamos pelas concepções global e analítica até chegar na concepção moderna que chega a solucionar problemas das outras duas anteriores com propostas dinâmicas para adequar a necessidades atuais e aumentar a eficiência do nado para os praticantes desde os iniciante até os que buscam maior velocidade para despontar nas competições de alto rendimento. E pra você praticante do atletismo que ficou curioso para saber com estou, ontem eu voltei a treinar nas dunas de Stella Maris com meu amigo e atleta Valdir, nunca treinei tão bem, fiz uma boa média de tempo nas voltas de cerca de 3kms, com o tempo de 17 minutos cravados em cada volta baixei um pouco o tempo no final, sem contar com os aclives e declives do circuito de treinamento. Agora fiquem com o vídeo de uma das aulas da disciplina Natação I, tenham uma ótima semana, bons treinos e bons estudos. Obrigado colegas.


Aceito comentários!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SOU ATLETA - BASTOU ACREDITAR



Ontem eu tive a honra e o prazer de fazer parte da página de esportes no facebook que mais inspira atletas no mundo, estou falando da página da minha amiga portuguesa Carla Santos, que é intitulado "SOU ATLETA - BASTOU ACREDITAR", minha amiga Carla deixou minha frase mais do jeito do português de Portugal, que ficou não mudou em nada o sentido da frase, porém a original é:" Muito atletas vêem a pista como uma adversária a ser vencida, eu a vejo com uma amiga que me ajuda a ir mais longe e está sempre do meu lado". Esta imagem já foi compartilhada e recebeu vários "likes" de atletas, inclusive Sabine Heitling medalhista panamericana e que vai para os Jogos olímpicos de Londres neste ano. Esta foto foi tirada numa prova de 800 metros rasos onde eu passei os primeiros 400 metros em último lugar e terminei com a medalha de prata, fiz uma corrida de recuperação e superação, em tão pouco tempo competindo no atletismo aprendi cedo a importância do treinamento e do pensamento positivo para consegui o equilíbrio perfeito para obter os melhores resultados. Quero muito agradecer novamente a todos os meus amigos que me ajudaram a chegar ao nível de competição em que me encontro hoje, eu que tive como motor da minha motivação Émil Zatopek, pelas suas frases de determinação e disciplina, hoje também posso dizer que também ajudo a motivar vários atletas das mais várias modalidades graças à página da minha amiga Carla.
E pra quem quer saber qual foi meu treino hoje, corri 50 minutos na areia, com aclives e declives.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Leitura e Psicologia




Neste momento estou vivendo uma fase de mais leitura na minha vida, este ano eu já li no ínicio mês, “Psicologia Esportiva” do autor João Cozac, que fala de vários aspectos psicológicos que influenciam diretamente o rendimento do atleta, uma coisa muito interessante que o João citou n este livro foi o perfil iceberg de atleta, seria o padrão psicológico perfeito de um atleta, aquele atleta que não se deixa abater facilmente pelos seus erros e que não se emociona quando vive um momento critico dentro da competição. Além de citar os pensamentos automáticos que todo ser humano tem, porém quando falamos de atletas isso faz uma grande diferença, pois as emoções são exacerbadas durante uma competição ou treinamento de alto nível, até mesmo porque todos querem vencer e cada um tem uma motivação relevante para se submeter a treinamentos árduos. O livro dá vários exemplos de teorias comportamentais baseadas no futebol, por isso não gostei muito do livro.
E agora chegou o livro que comprei o ano passado “A Interpretação dos Sonhos” do pai da psicanálise Sigmund Freud, espero gostar bastante.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ano de muitas conquistas, recordes pessoais e premiações

Poliatletas da USP, sensacionais!


O ano de 2011 foi muito bom para o atleta Alan Ricardo, foi o ano de muitos recordes pessoais e títulos, só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade de ter condições de saúde para conseguir tais façanhas no mundo do atletismo. O ano começou bem quando ainda quando estava no treinamento de base eu consegui uma medalha de bronze nos 600 metros rasos. Consegui meu melhores tempos nos 6kms com 19 minutos e 58 segundos na corrida do Bradesco, e consegui correr na casa dos 35 minutos na tradicional corrida Duque de Caxias no município Jacobina, isso sem contar com os 2 minutos e 9 segundos nos 800 metros na 5ª etapa  campeonato baiano de atletismo, ainda consegui a marca1 hora e 20 minutos na meia maratona da Bahia. Além a manutenção de amizades no meio do atletismo continuou sendo permanente, além de ampliar esta rede de amizades conhecendo os poliatletas da USP, sou muito grato ao meu amigo Marco Aurélio mais conhecido como Cajá que acabou me deixando bastante a vontade quando cheguei à capital paulista me recebendo muito bem, sou muito grato a todos os meus amigos atletas que me ajudaram a competir em bom nível, claro que sempre fica a sensação que poderia ser melhor, afinal até mesmo os recordistas mundiais acreditam que podem ir mais além... Fico contente pela minha evolução em pouquíssimo tempo treinando na proposta do alto rendimento. Agora neste ano não penso mais em competir... Tenho que extrair os meu dentes sisos que estão crescendo... Vou ter que passar um tempo afastado dos treinos, já parei um mês para me desintoxicar quase por completo, foi mais que necessária esta parada, pois estava sentindo algumas dores nas articulações nos joelhos... Hoje me sinto super bem e com a sensação que posso ser muito melhor do que eu fui este ano,  é claro que cada um tem um limite, eu ainda desconheço o meu. Desejos a todos bons treinos e muita saúde para as novas conquistas que nos esperam em 2012. Que Deus abençoe a todos e nos livre de toda inveja, pois as conquistas não brotam do chão como diria minha orientadora de Iniciação cientifica Rejane Lira. Em 2012 espero competir novamente com Marcelo Nakano e Fabio da Unisantana dois grandes atletas universitários que me receberam muito bem no Torneio Universitário de Atletismo, no qual eu conquistei a medalha de bronze nos 5 mil metros rasos. Nunca é demais agradecer, logo quero agradecer mais uma vez a todos os amigos pela paciência e pelo companheirismo cotidianos que nos faz melhor a cada dia, não apenas no esporte mas na vida, os atletas do atletismo são pessoais altruístas e isto fez com que eu me identificasse bastante com a modalidade esportiva mais antiga da humanidade. Primavera combina com flores assim como o atletismo combina com amizades e namoro.

Amigos no pró-maratona de Salvador
Este ano foi assim:


Uma Decepção: O corte nos Jogos Universitárias sem justificativas oficiais criteriosas.
Uma alegria: Poder continuar competindo sem ter muitas lesões.
Um orgulho: Os enxadristas da UFBA que conseguiram o troféu de terceiro lugar nos JUB's

Uma conquista: Medalha de bronze no Torneio Universitário de Atletismo
Um objetivo: melhorar meu tempo nos 800 metros raros e nos 5 mil metros rasos
Um lugar: Jacobina fiz meu melhor tempo nos 10km lá e é a terra do melhor corredor de rua do Brasil no Circuito da Caixa.
Uma galera: A galera do atletismo é claro, a melhor do mundo!
Um desafio: correr uma maratona abaixo de 3 horas.
Um frustração: A falta de índices para as competições importantes!


Quem sou eu?

Sou Alan Ricardo, licenciado em educação física pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Gestão Escolar pelo Instituto Federal do...